Etapa 1 : Goiânia, 02 Abril 2023


Novos pneus e o retorno da asa traseira utilizada em 2020

Fotos: Marcelo Machado de Melo  I  Duda Bairros  I  Luís França

A etapa que abriu a temporada de 2023 começou com dois grandes desafios para os pilotos: o retorno da asa traseira utilizada na temporada de 2020 e os novos pneus fornecidos pela Hankook Tires. Desde os treinos livres até as duas corridas, a opinião geral dos pilotos foi positiva, tanto para a asa, que teve boa resposta na traseira do carro, quanto dos pneus que apresentaram um  bom desgaste, embora um pouco mais duros quando comparados aos pneus da Pirelli (fornecedora anterior).

Na classificação, a pole ficou com Bruno Baptista, com a incrível diferença de 0s062 para Ricardo Maurício, seguido de Ricardo Zonta e Cezar Ramos.

A corrida 1, começou com trocas de posições logo na largada, com Zonta assumindo a segunda posição de Ricardo Maurício e com Cezar Ramos sendo ultrapassado por Serra e Gabriel Casagrande.

Após a parada obrigatória dos boxes, a posição dos 3 primeiros colocados (Serra, Bruno, Zonta) se manteve (Bruno perdeu a primeira posição para Daniel na saída dos boxes). Desenhou-se assim o pódio da corrida 1 com a vitória de Daniel Serra.

Já na corrida 2, com o grid invertido nas 10 primeiras posições, Marcos Gomes largou da pole, houveram muitas trocas de posições, com destaque para Khodair que assumiu a segunda posição.

Com a parada obrigatória dos boxes, Gomes foi superado por Thiago Camilo, ficando como os 3 primeiros colocados Thiago Camilo, Ricardo Maurício e Barrichello; após a prova, Barrichello foi punido em 5 segundos, devido incidente com Casagrande e o terceiro lugar ficou com Felipe Fraga; formou-se então o pódio da corrida 2 com a vitória de Thiago Camilo.

Foto: Duda Bairros

Emoção à flor da pele

O destaque mais emocionante da etapa ficou reservado para a corrida 2, quando Thiago Camilo ao vencer a prova, profundamente emocionado escalou a grade e comemorou muito próximo do público presente na arquibancada natural, homenageando também o tio Sérgio Ruas Camilo, falecido em Março em um acidente de moto. Essa homenagem seguirá ao longo da temporada, com Thiago correndo com o número #16 (ao invés do #21) e com pintura do capacete que era utilizada pelo tio, que também foi um grande apoiador do Thiago ao longo da carreira.

Você pode conferir as corridas 1 e 2 e muito mais no canal oficial da Stock Car no YouTube