Etapa 5 : São Paulo, 09 Julho 2023


Stock Car : As 150 largadas em Interlagos e os feitos de Rossi, Zonta e Massa

Fotos: Le Race Club

A cada etapa uma agradável surpresa, assim tem sido a temporada de 2023 e não foi diferente no final de semana em que a Stock Car celebrou a marca das incríveis 150 largadas no Autódromo de Interlagos. As atividades da etapa iniciaram na Quinta-feira (06/07) com uma ação especial de volta rápida com os narradores Sergio Mauricio e Reginaldo Leme a bordo do carro pilotado por ninguém menos que Felipe Massa; carro este com uma pintura especial celebrando os 50 anos do lubrificante Lubrax. Quase que simultaneamente estava Ricardo Zonta, que já pilotou na F1, revivendo as emoções ao andar no carro da equipe Oakberry Bassani F4.

Nos treinos livres da Sexta-feira (07/07), Matías Rossi mostrou o seu favoritismo ao liderar os 2 treinos; no primeiro treino a segunda e terceira posição ficam respectivamente com Lucas Foresti e Nelson Piquet e no segundo treino com Felipe Baptista e Bruno Baptista.

O Sábado de classificação (08/07) Matías Rossi cravou a pole position Snapdragon com Felipe Baptista ficando com a segunda posição e Gaetano Di Mauro na terceira posição.

No Domingo (09/07) o público lotou as arquibancadas e áreas de hospitalidade; foram mais de 20 mil pessoas presentes. Além da visitação aos boxes, antes da corrida aconteceu uma sessão de autógrafos com todos os pilotos da Stock Car. A manhã amanheceu chuvosa com instabilidades, a chuva cessou, mas pouco antes da largada, gotejou e as estratégias tornaram a mudar. As equipes trocaram os pneus pelo composto de chuva fornecido pela Hankook, mas tão logo o tempo estabilizou, o corre corre foi para trocar o composto para pista seca. Na corrida 1 Matías Rossi manteve sua liderança e venceu a prova sem dificuldades, seguido de Felipe Baptista e na terceira posição Felipe Massa. A disputa da 10° posição, que garante a primeira posição no grid invertido da corrida 2, foi eletrizante, literalmente de tirar o fôlego; Rubens Barrichello e Guilherme Sallas travaram uma disputa, que terminou na linha de chegada com Barrichello vencendo a disputa com uma diferença de 0.012 segundos para Guilherme Sallas.

Na corrida 2, já com o grid invertido nas 10 primeiras posições, Barrichello perdeu 4 posições na largada. Entre a volta 6 e 7 o carro de Diego Nunes pegou fogo, mas mais uma vez a confiabilidade e segurança dos carros da Stock Car foi comprovada, com Diego Nunes saindo sem nenhum ferimento; Diego substituiu Fraga, que estava competindo na IMSA no Canadá. A corrida terminou com Ricardo Zonta vencendo a corrida 2, com Massa em segundo e Matías em terceiro; após a linha chegada, o carro de Zonta zerou o combustível e não conseguiu chegar até os boxes, precisou ser rebocado.  Matías coroou a liderança na etapa, que começou com o favoritismo de seus resultados nos treinos, m momento muito especial, foram os primeiros pódios de Felipe Massa.

Na disputa do campeonato, Thiago Camilo reassume a liderança (a última foi na etapa de Tarumã), seguido de Gabriel Casagrande e Daniel Serra. Essa é a 5ª vez em que o campeonato tem mudanças na liderança.

Fotos: Le Race Club

Destaques do final de semana : Matías Rossi e Felipe Massa

Em uma categoria tão competitiva, estar presente nos 2 pódios das corridas de uma etapa não é uma tarefa nada simples. Matías e Felipe tiveram esse feito, com destaque especial para Massa que pela primeira vez foi ao pódio na Stock Car.

Você pode conferir as corridas 1 e 2 e muito mais no canal oficial da Stock Car no YouTube