Etapa 3 : Tarumã : 20 - 21 Maio
Stock Car : O retorno triunfal repleto de emoções memoráveis
Foto: Le Race Club
Depois de 6 anos a Stock Car voltou à Tarumã, um desafio e tanto para pilotos e equipes. A ausência de uma pista por muito tempo, prejudica no conhecimento que se tem sobre ela, seja nas referências de pilotagem ou sobre particularidades do traçado que levam a uma calibragem ideal e secreta dos pneus. Muitos dos pilotos nunca correram em Tarumã e ficou a cargo dos simuladores darem uma ideia da pilotagem e no envolvimento com o traçado; sem contar também o asfalto abrasivo e os novos pneus da Hankook que passaram a ser utilizados a partir de Março deste ano (2023).
A etapa de Tarumã se desenhou assim:
Quinta-feira (18/05): o dia do Track Walk, uma caminhada ao cair da tarde na pista para fazer o reconhecimento. Nos mais de 3 mil metros de pista e 9 curvas, pilotos e equipes tiveram de redescobrir cada ponto de freada, aderência e busca de pontos de referência e marcas na pista para fazer o melhor traçado. Coube aos engenheiros resgatarem e atualizarem os dados de pista.
Sexta-feira (19/05): finalmente foi chegada a hora de colocar os carros na pista, e saber como os carros se comportariam, quem se sairia melhor?
No Treino Livre 1, o travamento do acelerador no carro de Dudu Barrichello, causou um acidente na curva Tala Larga. Dudu não se feriu e embora não foi possível recuperar o carro para a corrida, mais uma vez a segurança dos carros da Stock Car foi comprovada. O clima de emoção, em um misto de gratidão pelo livramento no acidente, falou mais alto na família Barrichello. Com o fim do Treino, Cesar Ramos, Thiago Camilo e Gaetano Di Mauro tiveram o melhor desempenho e as melhores voltas.
Na manhã do Sábado (20/05), o público gaúcho já presente, aguardava o início do Treino Livre e a Classificação; muito empolgados com a volta da Stock Car a Tarumã, o público acampou no Parque e assistiu aos treinos, com o encantador estilo gaúcho, saboreando um bom churrasco, chimarrão e um clima família. Devido à falta de condição para início das atividades, por conta da neblina, a programação foi adiada.
No Treino Livre 2, os 3 primeiros tempos mais rápidos ficaram com Thiago Camilo, Ricardo Mauricio e Lucas Foresti.
Mais tarde na Classificação, o ritmo e desempenho de Thiago Camilo que já se destacava desde os treinos, resultou na segunda posição para o Q1 (disputado entre os 29 pilotos) e na primeira posição no Q2 (entre os 15 pilotos classificados do Q1) e Q3 (6 pilotos classificados do Q2), conquistando então a pole position Snapdragon; completando a primeira fila grid com Daniel Serra e na segunda fila, Julio Campos e Felipe Fraga.
O Domingo (21/05) amanheceu com névoa, nublado, mas o tempo se manteve firme, com os termômetros marcando 20° na temperatura ambiente e 26º na pista, vento a 9 km/h e umidade em 94% (as condições climáticas são fatores decisivos para as equipes, inclusive para o mais importante: a calibragem dos pneus). Mesmo com o Grenal (um clássico do futebol gaúcho, jogo do Grêmio e Internacional, o público presente lotou as áreas do Autódromo. No cerimonial pré-corrida, além do Hino Nacional Brasileiro foi executado o Hino do Rio Grande do Sul.
As Corridas
Corrida 1: Thiago manteve a posição do início o fim da corrida, mesmo com as janelas de pneus e reabastecimento, venceu a corrida 1. Felipe Fraga e Gabriel Casagrande completaram o pódio.
Corrida 2 : A segunda prova sempre reserva momentos em que os limites são colocados exponencialmente à prova. Com o Grid invertido nas 10 primeira posições, logo na primeira volta, Lucas Foresti bateu forte e tivemos a entrada do Safety Car. César Ramos liderava a prova na última volta, com a janela de abastecimento do box ainda aberta (Átila foi o último a entrar antes de fechar) e faltando pouco mais de 3 minutos para a última volta, com o Push acionado, Rubens Barrichello que largou da 20° posição ultrapassou César Ramos. Novamente uma estratégia certeira da equipe Full Time, que levou novamente Rubens Barrichello ao lugar mais alto do pódio (a última vitória de Rubinho tinha sido em Santa Cruz do Sul em 2022). Como pódio tivemos: Barrichello em 1º, Cézar em 2º e Átila em 3º.
Os ingressos para o Grande Prêmio de Cascavel, nos dias 17 e 18 de Junho, já estão à venda:
Confira como foram as corridas, no canal oficial da Stock Car no YouTube