Etapa 7 : Goiânia, 27 Agosto 2023


Stock Car : A corrida histórica e o insuperável Cesar Ramos

Fotos: Le Race Club

Um ano emblemático, se pudéssemos resumir em uma palavra, assim tem sido. Depois da marca de 150 largadas em Interlagos, de celebrar no mesmo final de semana seus 44 anos de história e na etapa seguinte retornar a Tarumã onde tudo começou, desta vez, esteve no Centro Oeste para um marco emblemático. A Stock Car, principal categoria de automobilismo do Continente, retornou a Goiânia (após a etapa inaugural da temporada 2023) para a corrida histórica no anel externo : GP Silverado Stock Car 600


A marca de 600 corridas teve sua contagem iniciada desde a primeira prova em 22/04/1979. Desde então, a distância de tempo para chegar em 100 corridas, tem reduzido gradativamente dos iniciais 10 anos para 4 anos, período este quando comparamos o intervalo da corrida 400 para a 500 que aconteceu em 2019 no Velopark (Autódromo que inclusive será palco da próxima etapa 8). Toda essa redução nos intervalos de tempos é resultado do aumento de provas no calendário e com isso, temporadas cada vez mais acirradas e movimentadas.

Na Sexta-feira (25/08), o shakedown teve Ricardo Maurício liderando, seguido de Bruno Baptista, Lucas Foresti e Cesar Ramos; dos 31 pilotos, 25 estavam no mesmo segundo de tempo. Mais tarde, no Treino livre 1, Gabriel Casagrande saiu na frente, seguido por Cesar Ramos e Átila Abreu; dessa vez 30 dos 31 pilotos estavam no mesmo segundo (esse destaque prova o quanto a Stock Car é equilibrada e competitiva). Do primeiro com o tempo de 50.112 ao trigésimo colocado com 50.899, a diferença de tempos era menor que 1 segundo, ou seja, apenas 0.787.



No Sábado (26/08), o Treino livre 2 que antecedeu a Classificação teve os mesmos colocados do Treino Livre 1, Gabriel Casagrande e Cesar Ramos, seguidos por Matías Rossi.


A dinâmica da Classificação para essa etapa foi diferente, com os carros liberados para a pista em grupos de 3 (a definição da ordem foi baseada na classificação do campeonato); de 15 em 15 segundos eram liberados pelo Diretor de provas Renan Casetta e cada piloto teve direito de dar 4 voltas.


Recorde de público: novamente, após a etapa do Velocitta que teve todos os ingressos esgotados, durabte a classificação a organização anunciou que todos os ingressos se esgotaram.

A temperatura da pista se manteve estável ao longo do dia em 36 graus, mas com o vento constante e em direção contrária dos carros, condição climática bem diferente dos últimos dias em Goiânia. Gabriel Casagrande liderou a melhor volta dos Grupos 1 e 2 e com o Grupo 3 na pista, a liderança passou para Cesar Ramos, inclusive com os melhores tempos registrados nos 3 setores do circuito de anel externo (e ninguém o superou tanto os setores como as voltas); Gabriel ficou com o segundo melhor tempo, seguido de Camilo. A disputa pelo segundo e terceiro lugar no grid foram decididas, com Foresti na segunda posição  e Nelsinho Piquet na terceira posição. Cesar Ramos recebeu das mãos do Controlador do Grupo Veloci Lincoln Oliveira, o troféu Pole Position Snapdragon.

No Domingo (27/08), a intensidade dos ventos adiou a largada; o público pode apreciar a aguardada nova versão da Chevrolet Silverado que percorreu o Autódromo. Goiânia é um mercado que demanda veículos como a Silverado, que tem boa tração e desempenho para suportar e se adaptar a diferentes condições de solo e suas instabilidades. Com o motor v8 (mesma família utilizada no Camaro) promete ser o topo de linha da High Country.


Felipe Massa recebeu em seu box e mais tarde no grid de largara a ilustre visita de Jean Todt, que foi Presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) até 2001 e chefe da Ferrari entre 1993 e 2007.


Na corrida 1, os 3 primeiros colocados na Classificação seguiram fortes durante toda a prova e terminaram no pódio; Cesar Ramos venceu a corrida, seguido de Nelsinho Piquet e Foresti.


Na corrida 2, com a inversão de grid nas 10 primeiras posições, Dudu Barrichello teve uma boa largada na primeira posição, seguido de Gaetano Di Mauro e Átila Abreu, até que no decorrer da corrida, Suzuki que largou da sexta posição tomou a segunda posição e Rubens Barrichello a terceira (largou da décima quinta posição). Com pouco mais de 7 minutos para o término da prova, faltou espaço na disputa pela oitava posição entre Nelsinho Piquet e Gabriel Casagrande na curva 3, entrada da reta principal; como resultado, um acidente envolvendo uma forte batida de Casagrande, que desencadeou outros dois acidentes: ao voltar para a pista, Casagrande bateu no carro de Cacá Bueno, que teve um dos pneus voando pela pista e este atingiu o carro de Felipe Massa, que bateu forte no guard-rail. A prova terminou com bandeira vermelha. Festa para a equipe Pole Motorsport na corrida histórica 600, que teve dobradinha no pódio com seus dois pilotos, Átila em primeiro e Suzuki em segundo; Rubens Barrichello (Full Time Sports) terminou em terceiro.


O insuperável


Desde os treinos livres 1 e 2, Cesar Ramos já mostrava o quanto estava preparado para o final de semana; o desempenho na Classificação merece destaque, vale repetir que cada piloto tinha apenas 4 voltas para fazer a sua melhor volta. Cesar náo apenas fez a melhor volta, como também foi o que teve a melhor velocidade e os melhores tempos em todos os setores e ninguém conseguiu superá-lo. Na corrida não foi diferente, liderou toda a prova, consolidando todo o esforço, trabalho e dedicação dele e da equipe.


A próxima etapa da Stock Car será no Velopark em Nova Santa Rita - RS, nos dias 16 e 17 de Setembro, adquira já o seu ingresso, clique aqui.

Fotos: Le Race Club

Você pode conferir as corridas 1 e 2 e muito mais no canal oficial da Stock Car no YouTube